Surdolimpíadas

Você já ouviu falar sobre as Surdolimpíadas? Esse evento multiesportivo internacional, também chamado de Olimpíadas Para Surdos, é um dos eventos esportivos mais antigos do calendário mundial. Leia esse artigo e conheça tudo sobre as Surdolimpíadas.



A primeira edição das Surdolimpíadas foi sediada em Paris, na França, em 1924, antes mesmo das Paraolimpíadas, que aconteceram pela primeira vez em 1960. O evento voltado aos atletas surdos também respeita o intervalo de 4 anos entre as edições, mas não está totalmente ligado aos Jogos Olímpicos, então o país sede nem sempre é o mesmo.

No início, o evento levava o nome de Jogos Internacionais para Surdos ou Jogos Internacionais Silenciosos. Organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos, ou ICSD, os jogos tiveram, em sua primeira edição, a participação de 145 atletas nas modalidades: atletismo, ciclismo, futebol, tiro, natação, saltos ornamentais e tênis.

Em 1949 tivemos a primeira edição dos jogos de Inverno, em Seefeld, na Áustria, com a participação de 33 atletas.

Em 2000 adotou-se o nome de Surdolimpíadas (Deaflympics, em inglês), em uma mistura de surdo + Olimpíadas. O COI, Comitê Olímpico Internacional, reconhece a realização dos jogos para atletas surdos de forma independente das Olimpíadas e das Paraolimpíadas, tendo em vista a natureza específica desta deficiência.

Afinal, as modalidades praticadas não são diferentes ou adaptadas para atletas com deficiência auditiva. As únicas mudanças são as trocas de sinalização auditiva por visual – no lugar do apito, uma bandeira vermelha e, no lugar da pistola, um flash vermelho é utilizado.

Modalidades



Atualmente, 21 modalidades fazem parte dos Jogos Surdolímpicos de Verão:

  Atletismo

  Badminton

  Basquete

  Boliche

  Ciclismo

  Futebol

  Luta Livre

  Golfe

  Luta Greco-Romana

  Handebol

  Judô

  Karatê

  Mountain Bike

  Orientação

  Tiro Esportivo

  Natação

  Tênis de Mesa

  Taekwondo

  Tênis

  Vôlei

  Vôlei de Praia


Para participação dos atletas não há classificações ou restrições, apenas é necessário comprovar uma perda auditiva de pelo menos 55 decibéis no melhor ouvido. Não é permitido o uso de aparelhos auditivos ou implantes cocleares durante a competição.

O Brasil nas Surdolimpíadas



O Brasil só começou a participar das Surdolimpíadas em 1993, na edição realizada em Sofia, na Bulgária, com o envio de 3 nadadores. Não alcançamos o pódio, mas nunca mais deixamos de estar presentes nos jogos, principalmente na modalidade de natação. Porém, nossa única medalha é do judô, nos jogos de 2009, um bronze conquistado por Alexandre Soares Fernandes.

Mas o Brasil está mais próximo do que nunca de mais medalhas Surdolímpicas, já que o próximo evento acontecerá em nosso país. A cidade de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, receberá a 24ª edição das Surdolimpíadas entre 1 e 15 de maio de 2022. O evento originalmente aconteceria em 2021, mas foi adiado por conta da pandemia de Covid-19. Será a primeira vez que o evento ocorre na América Latina e espera-se a presença de cerca de 4 mil atletas, vindos de mais de 100 países.

Gostou de saber mais sobre as Surdolimpíadas? Continue navegando em nosso site e obtenha mais informações interessantes sobre esses e outros assuntos! 


LOJA VIRTUAL