Como indivíduos que vivem em comunidade, estamos sempre nos comunicando. A audição é muito importante neste sentido, e esta pode adquirir um caráter fundamental para a qualidade de vida de quem sofre com problemas de perda auditiva.
A dimensão de problemas causados pela perda auditiva é enorme, podendo trazer distúrbios de ordem social, psíquica e educacional. É neste momento que conhecemos o profissional responsável pela reabilitação auricular: o fonoaudiólogo.
Conheça a profissão
A fonoaudiologia é uma área da ciência que, além de pesquisar métodos de prevenção e terapias, estuda atividades que estão relacionadas à comunicação escrita e, principalmente, oral – como a emissão da voz, o funcionamento da audição e a psicomotricidade, ou seja, o movimento vocal/auditivo ligado ao psicológico do paciente.
Um fonoaudiólogo é o profissional capacitado para diagnosticar as mais diversas patologias nas áreas acima citadas, e pode iniciar o tratamento adequado para cada caso, assim como recomendar um especialista em casos extremos.
O processo de reabilitação
Na grande maioria dos casos, a perda auditiva ocorre de maneira gradual, sem que o paciente tenha consciência imediata do fato. Ainda, mesmo quando constatado precocemente, o paciente costuma não procurar auxílio imediato para resolver o problema quando esta perda é leve.
O primeiro passo para verificar a perda auditiva, bem como o nível de tratamento necessário, é o exame de audiometria. A partir desse exame, o médico constatará se a perda pode ser revertida com um tratamento, como no caso de algumas infecções, ou se será necessário o uso de aparelhos na reabilitação, como acontece em casos mais graves (acidentes, exposição excessiva a ruídos elevados e o avanço da idade, por exemplo).
Portanto, o fonoaudiólogo será responsável por selecionar e adaptar uma possível prótese auditiva e, igualmente, regular a manutenção dessa prótese. Além disso, o profissional deve conduzir um treinamento auditivo, dar orientações quanto aos cuidados com a audição, realizar avaliações periódicas da evolução do paciente e estimular a comunicação. Deste modo, desenvolve-se uma terapia junto ao paciente, capaz de amenizar a perda ou mesmo recuperar a audição de um indivíduo.
Principais sintomas e cuidados com a saúde auditiva
Ao ficar atento aos sintomas e tomar cuidados com a sua saúde auricular, você mesmo pode amenizar as chances de perder a audição. Se você tem aumentado o volume das mídias ou falado muito alto, se você está pedindo para as pessoas repetirem as suas falas com frequência, se sente um zumbido constante ou se nota problemas em acompanhar conversas com mais de uma pessoa, você já pode estar demonstrando sinais de perda auditiva.
Para evitar esses sintomas, é preciso seguir algumas dicas: evite ambientes barulhentos e, quando isso não for possível, use protetor auricular; afaste-se de fones de ouvidos e músicas em volume máximo, tenha cuidado ao introduzir objetos em seu ouvido, tais como cotonetes; e diminua o volume de objetos domésticos, como a televisão.
Lembre-se: mesmo com todos os cuidados, é necessário realizar acompanhamentos de um fonoaudiólogo para manter a sua saúde e a sua qualidade de vida.