Se você apresenta algum nível de perda da audição e precisa utilizar aparelhos auditivos, provavelmente já se perguntou sobre os procedimentos para viajar de avião com o seu equipamento, não é mesmo? Afinal, se devemos ter cuidado com celulares e demais eletrônicos durante o voo, por qual razão não faríamos o mesmo com estes dispositivos?
Mas, qual será o procedimento padrão nestes casos? Devo desligar meu aparelho? Preciso despachá-lo junto com a bagagem? Há qualquer tipo de risco envolvendo o uso do meu equipamento?
Para descobrir as respostas para essas e outras perguntas, basta continuar conosco por mais alguns minutos e acompanhar este artigo até o final. Vamos começar?
A resposta simples e direta é sim, você pode utilizá-lo normalmente. E a justificativa para isso é muito simples: primeiramente, você teria dificuldades para se comunicar se não estivesse com eles. Segundo, seria perigoso despachá-los com a bagagem, já que eles estariam suscetíveis a perdas ou acidentes.
No entanto, é altamente recomendado que você avise a tripulação sobre o uso do aparelho. Afinal, mesmo com algum grau de perda auditiva, você ainda pode sofrer com a descompressão provocada pela altitude e pressão, o que causará zumbidos e abafamento nos ouvidos.
Assim, caso seja necessário, os comissários poderão lhe auxiliar, repassando qualquer informação de segurança que, por acaso, você não consiga captar no momento da viagem.
Seja você um viajante novato ou alguém que já está acostumado a pegar voos usando seu aparelho auditivo, existem algumas dicas especiais que podem facilitar a sua vida. Entre elas estão:
Por outro lado, há certas coisas altamente desaconselháveis quando o assunto é viajar de avião com aparelhos auditivos. Entre elas estão:
Utilizar um aparelho auditivo não deve ser um impedimento para quem deseja embarcar. No entanto, para garantir a sua comodidade e segurança, é sempre preciso ficar atento às regras de embarque e aos seus direitos.
Com isso em mente, é hora de relaxar e, simplesmente, aproveitar a sua viagem!