Muitas pessoas possuem dificuldades para iniciar seu sono quando estão em ambientes com muito barulho. Há quem goste de tapar os ouvidos. Mas, será que o uso de protetor auricular para dormir pode fazer mal? A dúvida surge sobre o formato desse acessório, se ele pode comprometer a audição.
Se você tem o sono leve, pode aproveitar acessórios interessantes para tornar o barulho menos incômodo e conseguir descansar. Mas sabemos que o protetor foi criado com outros fins, sendo importante entender seu objetivo e saber se ele é realmente criado para o momento do sono.
Consideramos o protetor auricular um EPI (Equipamento de Proteção Individual), criado para que trabalhadores em locais de muito ruído fiquem protegidos. Em muitas ocupações é obrigatório usar esse tipo de acessório, visando a saúde dos trabalhadores.
Isso acontece porque os locais muito barulhentos, como o caso de indústrias, por exemplo, podem prejudicar a audição a longo prazo. A curto prazo podem trazer sintomas como estresse e dor de cabeça, entre outros. Nesse sentido, saiba que existem modelos feitos para EPI e outros que são parecidos, mas não têm esse destino.
Ainda que o acessório seja sua ferramenta contra a insônia, saiba que ele pode fazer mal se usado com frequência. Isso acontece por causa do seu formato, criado para entrar e ficar travado nos ouvidos. Esse movimento pode contribuir para empurrar a cera de ouvido mais internamente.
A cera, que tem função de proteção, pode ficar acumulada, o que traz problemas como dores e até inflamação. Em casos mais graves, perda auditiva temporária e presença de zumbido. Sem contar que ele fica apertado, portanto, pode machucar a sua orelha nos locais em que manter atrito constante.
São vários os modelos de tampão de ouvido que podem te ajudar a dormir. Dê preferência para aqueles que conseguem fazer o trabalho sem prejudicar a sua audição e a dinâmica do seu ouvido. Tenha preferência para modelos que se moldam às orelhas.
O mais indicado é que você converse com um profissional, a fim de conseguir um equipamento de acordo com a sua necessidade. A higiene também é fundamental porque evita contaminação do material, por isso cuide dos seus protetores conforme instruções do fabricante.
Evite uso ainda molhados, quando lavar, espere secar completamente. Os modelos de espuma, por exemplo, podem demorar mais um pouco, mas tenha atenção para esse detalhe. Quando você usa um protetor nos ouvidos está aproximando um objeto para a parte interna dele, por isso todo cuidado é pouco.
Agora você entende se o protetor auricular faz mal e como fazer para se livrar do barulho na hora de dormir sem comprometer a sua saúde. A pesquisa é a sua aliada, porque é preciso procurar os modelos mais interessantes para esse momento.
A saúde dos seus ouvidos pode ser comprometida se você prioriza apenas bloquear o barulho e dormir. Os cuidados nesse momento ajudam a resolver o problema sem dar lugar a outro.
Aproveite para consumir mais conteúdos em nosso blog e ficar por dentro do assunto!