O que pode causar surdez em adultos?

Surdez é o nome atribuído à dificuldade ou impossibilidade de poder ouvir. O conjunto auditivo é constituído por um composto de canais que traz o som ao ouvido interno, transformando as ondas sonoras em estímulos elétricos, os quais são enviados ao cérebro, órgão responsável por reconhecer e identificar tudo que podemos ouvir.

A surdez pode ser parcial ou total e pode ocorrer através de diversas formas. Confira no texto a seguir, quais são os fatores que podem causar surdez em pessoas adultas.

Se atente às infecções



Tanto infecções virais quanto bacterianas podem acarretar na perda parcial ou total da audição. Entre as bacterianas, infecções como a doença de Lyme, cuja bactéria é transmitida através da picada de carrapato, bem como a meningite bacteriana, são duas das principais responsáveis pela surdez através desse tipo de infecção.

Já entre as infecções virais, como caxumba, herpes e encefalite, a perda auditiva pode ocorrer imediatamente ou durante as complicações da doença.

Medicamentos? Alguns deles podem prejudicar se tomados em excesso



Não é nenhuma novidade que efeitos colaterais partidos de medicamentos possam ocorrer. No entanto, alguns tipos, como os ototóxicos, podem lesionar diretamente a região dos ouvidos, especialmente quando a dosagem for acima do comum.

Alguns dos remédios com maior potencial para essas reações são antibióticos, como canamacina, amicacina, gentamicina, estreptomicina, neomicina, vancomicina e tobramicina, anti-inflamatórios, como ibuprofeno, diclofenaco, fenoprofen, etodolaco, piroxicam, inflamene e indometacina, diuréticos, como furosemida, torasemida, bumetanida e ácido etacrínico, quimioterápicos, como cisplatina e remédios para febre e dor, como aspirina.

O nível de toxicidade desses medicamentos possui relação direta com a dose e o período de uso. Sendo assim, os danos auditivos podem ser temporários, entretanto, quando há uso incessante do remédio, pode haver perda súbita da audição devido ao acúmulo da droga no organismo.

Cuidado com as atividades físicas intensas



O que muitos não imaginam, é que até mesmo algo que deveria ser completamente benéfico no nosso dia a dia, pode trazer problemas auditivos. É o caso de algumas atividades físicas intensas.

O mergulho e o levantamento de pesos podem provocar buracos, conhecidos como fístulas, entre o ouvido médio e o interno. Em alguns desses casos, essa alteração é específica, podendo tornar a pessoa mais vulnerável à perda total da audição quando tal lesão é designada na cabeça ou em situações de mudanças bruscas de pressão.

Quais são os tipos de tratamento?

Se você perceber sinais de perca de audição em qualquer situação, é recomendável uma consulta urgente ao otorrinolaringologista, tendo em vista que, se o tratamento ocorrer dentro das primeiras 48 horas, as chances de reversão são maiores.

Cada tratamento é designado a partir de sua causa específica. Em geral, exames clínicos e de audiometria são realizados. Em alguns casos, medicamentos para infecções são prescritos pelo médico.

Em casos severos, quando a medicação não é capaz de reverter o quadro, aparelhos auditivos que restauram parte da audição são indicados. Existem ótimos aparelhos e com grande variedade para cada caso inerente.

Fique sempre atento aos sintomas e nunca deixe de buscar ajuda profissional quando algo estiver fora do comum.

LOJA VIRTUAL