O que é reabilitação auditiva?

Você sabia que somente no Brasil há mais de 9 milhões de pessoas que sofrem de perda auditiva? É o que diz um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses números demonstram o quanto é fundamental contar com o auxílio de profissionais capacitados para ajudar esses pacientes a fazer uma reabilitação auditiva de excelência.

Para explicar melhor o que é reabilitação auditiva, como o que é, qual seu objetivo e vantagens, fizemos este post. Assim, não deixe de conferir!

O que é reabilitação auditiva?



A reabilitação auditiva é um processo que consiste em restabelecer a capacidade auditiva, a fim de que o paciente consiga ouvir os sons ao seu redor. É, portanto, uma tarefa focada no restabelecimento da comunicação entre paciente e as pessoas e sons, de forma geral.

Quando um paciente percebe que não está escutando como deveria, ele realiza exames com a finalidade de diagnosticar o problema. Caso seja confirmada perda auditiva, os profissionais especializados executam um trabalho de reabilitação auditiva que pode envolver vários procedimentos. A depender da gravidade do caso, pode existir a necessidade de uso de uma prótese auditiva.

A prótese auditiva nada mais é do que um aparelho auditivo, o qual pode garantir que o paciente seja capaz de escutar os sons ao seu redor e ter uma vida normal. Um aparelho auditivo é discreto, simples e fácil de ser usado, por isso, é tão bem aceito pelo seu público.

Qual o objetivo da reabilitação auditiva?



Como dito anteriormente, a principal função da reabilitação auditiva é promover o restabelecimento da audição do paciente, a fim de que ele consiga escutar sons, e assim se comunicar/interagir com as pessoas e coisas ao seu redor.

Em outras palavras, é sua tarefa garantir que o paciente tenha qualidade de vida, podendo, por exemplo, escutar uma música desejada para relembrar momentos marcantes em sua vida.

Quais são as vantagens da reabilitação auditiva?



Realizar uma reabilitação auditiva de qualidade pode garantir vantagens ao paciente. A seguir, apresentamos algumas a título de exemplo:

  • Ter uma vida normal, podendo trabalhar e estudar, bem como praticar outras atividades;
  • Maior sensação de bem-estar, uma vez que a reabilitação auditiva é uma forma de incluir o paciente na sociedade, garantindo que ele consiga participar da vida em sociedade;
  • Contribui para seu processo de aprendizagem, uma vez que o paciente pode escutar melhor, sendo capaz assim de apreender melhor conceitos, teorias matemáticas e outros conhecimentos;
  • O paciente passa a ser assistido por uma equipe multiprofissional, o que, sem dúvida, fará com obtenha resultados melhores, como uma reabilitação de qualidade.



Como podemos perceber, a reabilitação auditiva é um processo que pode garantir que uma pessoa com perda auditiva consiga voltar a ouvir os sons ao seu redor, e, com isso, ser capaz de interagir em sociedade.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Então não deixe de visitar diariamente nosso blog. Nele estamos sempre compartilhando posts que podem te ensinar mais sobre esse incrível mundo: o da reabilitação auditiva.

LOJA VIRTUAL