Machucou o ouvido com cotonete? O que deve fazer?

Machucou o ouvido com cotonete? O que deve fazer?

Você costuma limpar os seus ouvidos com hastes flexíveis, os famosos cotonetes? Já machucou o seu ouvido com cotonete? A segunda pergunta pode parecer estranha, mas esse tipo de situação é bastante comum.

Por isso, preparamos um post com os principais problemas que podem ocorrer com o uso incorreto de cotonetes e dicas de como agir nessas situações. Boa leitura!

Quais problemas o uso de cotonetes pode causar?


Usar hastes flexíveis pode parecer algo inofensivo para a maioria das pessoas, mas a verdade é que, quando utilizados incorretamente, os cotonetes podem provocar graves lesões no ouvido.

Caso você tenha machucado o seu ouvido com cotonete, já descobriu que esse tipo de situação é mais comum do que se imagina. E por que isso acontece?

É simples: nossos canais auditivos são caracterizados por estruturas anatômicas, com um formato que dificulta ver os procedimentos que estamos adotando em meio a uma limpeza.

Ou seja, por não conseguir enxergar como a limpeza está sendo feita, é comum que as pessoas realizem movimentos inadequados ou empurrem demais o cotonete no ouvido.

Isso pode ocasionar desde pequenas lesões na pele do canal auditivo até fraturas em pequenos ossos, como o estribo, a bigorna e o martelo, e a perfuração da membrana que reveste o tímpano.

Sintomas de machucados causados por cotonetes no ouvido


Quer saber se você machucou o seu ouvido com cotonete? Entre os principais sintomas de lesões no canal auditivo estão:

– Chiado ou zumbido no ouvido;
– Audição distante ou abafada;
– Sangramento na região;
– Dor.

Em casos mais graves, como perfuração do tímpano, a lesão pode causar até a surdez no paciente. A boa notícia é que, na maioria dos casos, o próprio organismo reconstitui a membrana em aproximadamente dois meses.

Quando isso não ocorre naturalmente, pode ser preciso realizar uma cirurgia para a reconstrução. Porém, existe o risco de a perda de audição persistir após o procedimento. Por isso é tão importante usar corretamente as hastes flexíveis.

Machucou o seu ouvido com cotonete? O que fazer?


O primeiro passo, caso você identifique algum dos sintomas citados acima, é procurar um otorrinolaringologista, especialista nesse tipo de enfermidade.

Apenas esse profissional está apto a pedir os exames necessários e fazer a avaliação do quadro, para encaminhamento do melhor tratamento.

É comum esse tipo de situação em que o paciente machucou o seu ouvido com cotonete evoluir para uma infecção no local. Por isso, o medicamento prescrito varia de caso a caso.

Além disso, é muito importante tomar todos os cuidados na hora de realizar a limpeza dos ouvidos com hastes flexíveis, como:

– Evitar inserir o cotonete dentro do ouvido, usando-o apenas para limpezas externas;
– Evitar remover a cera em excesso, pois é importante para o organismo e o próprio corpo elimina quando necessário.

Agora que você já sabe os principais problemas, como evitá-los e como agir nesse tipo de situação, tome todos os cuidados necessários.

E se você machucou o seu ouvido com cotonete, procure um especialista para avaliação e correto tratamento. 

LOJA VIRTUAL