Você sabe por que a língua de sinais recebe o nome de Libras? É a abreviação de Língua Brasileira de Sinais. Isso já é uma dica sobre a universalidade dessa linguagem, não é?
Existem muitas dúvidas a respeito da língua de sinais, por vários motivos. Criamos este artigo para trazer mais informações sobre essa forma de comunicação tão importante para a união de todos. Acompanhe:
Pessoas surdas e seus familiares, de uma forma geral, são profundos conhecedores do assunto, porém, é extremamente importante que todos se interessem em saber como utilizar a língua de sinais, inclusive profissionais da área da Fonoaudiologia e Psicologia.
Ao contrário do que muitos pensam, a língua de sinais não é universal. Precisamos compreender que a língua de sinais é a língua materna dos surdos, por ser aprendida antes mesmo do português e possui características próprias muito interessantes.
A língua de sinais é composta de elementos da língua portuguesa, como gramática e semântica. O termo “Libras” afirma todas as particularidades da nossa língua de sinais, utilizada apenas por brasileiros.
Claro que existem diferenças entre essa linguagem e a língua portuguesa em si, justamente pelo fato de a comunicação em Libras exigir expressões faciais e corporais.
Por exemplo, a construção das frases acontece através de repetições sistemáticas e por meio de referências no espaço estabelecido. São esses e outros detalhes que caracterizam a nacionalidade da língua de sinais.
Como ocorre em todas as línguas, a forma de expressão evolui e se molda de acordo com elementos culturais de cada país. Com a língua de sinais não é diferente, afinal, um brasileiro se expressa de forma completamente diferente de um inglês.
A língua de sinais traz a identidade de um povo e da língua oral, por isso cada lugar terá uma linguagem própria.
O desenvolvimento da língua é orgânico e influenciado pela forma que as pessoas interagem em um determinado local. Da mesma forma que um brasileiro ouvinte ao viajar para outro país precisa ter noção da língua para poder transitar bem, o brasileiro surdo também precisa buscar conhecimento sobre a língua de sinais daquela nação.
O fato de poucas pessoas saberem ao certo sobre a universalidade da língua de sinais reflete a cultura individualista em que vivemos. Ouvintes precisam se interessar por essa linguagem para que os surdos estejam cada vez mais integrados na sociedade. Integrar é agregar conhecimento e tornar a convivência mais rica para ambas as partes!
Caso haja necessidade de aparelhos auditivos, é fundamental poder contar com uma empresa familiar, que tenha a sensibilidade e o respeito necessários para atender os seus clientes. Somos um e-commerce com diversos acessórios, criado após o nascimento de um sobrinho com deficiência auditiva.
Temos como missão principal facilitar e oferecer os melhores serviços e equipamentos disponíveis para quem precisar. Você poderá contar com a agilidade na entrega e com a qualidade do atendimento em todas as etapas. Visite o nosso site para conhecer os nossos produtos!