Palavra-chave: lavagem de ouvido
Meta descrição: a lavagem de ouvido é necessária em algumas ocasiões, pois proporciona muito conforto. Mas quando esse procedimento é necessário? Descubra aqui!
—
Em algumas ocasiões, a lavagem de ouvido é um recurso indispensável. Afinal, ela pode aliviar dores e desconfortos, de modo a auxiliar o processo de boa audição. No entanto, essa prática deve ser feita apenas por um profissional capacitado para evitar ferimentos e infecções. Quer saber mais sobre a lavagem dos ouvidos? Leia esse post!
Na verdade, a lavagem de ouvido nem sempre é indicada. Até porque esse órgão é autolimpante. Por isso, por mais que pareça desconfortável, é normal encontrar pedaços de cera saído dessa região. Esse processo não indica que ele está sujo, mais sim que a pele está crescendo de dentro para fora. Esse movimento é natural e saudável.
Por isso o ouvido tende a empurrar as impurezas, os restos das células e as ceras para a parte externa. Até porque, por meio desse mecanismo, a limpeza é realizada de forma natural. Em suma, a sensação de ouvido entupido nem sempre indica cerume. Afinal, outros fatores também podem interferir na qualidade da audição.
A lavagem de ouvido é indicada quando a região apresenta excesso de cera ou de outras espécies de impurezas. Diante disso, a pessoa se queixa de prejuízos auditivos ou sensação de congestão no ouvido afetado.
Além disso, o otorrinolaringologista deve avaliar e constatar a necessidade da realização do procedimento. Em outras palavras, é preciso detectar um volume exagerado de cera ou de outros resíduos no local.
De um modo geral, essa situação costuma acometer indivíduos com canal auditivo estreito. Até porque essa condição estimula o acumulo das impurezas no ouvido, dificultando o processo de autolimpeza. Em outras ocasiões, a lavagem de ouvido também é indicada para as pessoas que apresentam uma grande produção de cera.
Após identificar a necessidade de fazer uma lavagem no ouvido, o procedimento é feito dentro do consultório médico. Na maioria das vezes a limpeza não causa dores. Porém, algumas pessoas podem alegar algum tipo de desconforto.
O médico usa equipamentos especiais para fazer a lavagem. Aliás, eles devem ser utilizados com atenção para não provocar infecções e ferimentos, de modo a evitar a perfuração do tímpano. De uma forma geral, o especialista pode usar três técnicas para realizar a limpeza:
O ouvido de algumas pessoas pode apresentar uma cera dura e compactada, dificultando a remoção. Diante disso, o médico solicita o uso de medicações capazes de amolecê-la: os ceruminolíticos. Assim sendo, após usá-los por alguns dias, o paciente poderá retornar ao consultório e remover o cerume de forma segura e efetiva.
De fato, a maior parte das pessoas não precisa fazer lavagens de ouvido. Porém, vale a pena mencionar que esse mecanismo é seguro quando realizado com um profissional capacitado. Você já precisou fazer lavagem nos seus ouvidos? Conte a sua experiência para nós!