Dor de ouvido pode ser sazonal?

Por mais curioso que pareça, a dor de ouvido pode ser sazonal, ou seja, estar ligada a uma estação específica do ano. Entretanto, o surgimento dessa dor não é puramente decorrente do canal auditivo ou da estrutura externa dos ouvidos em si, faz parte de um dos sintomas de um diagnóstico.

Quando falamos em dores de ouvidos com causas sazonais, estamos abordando também as alergias. Nesse contexto, as dores são especialmente geradas pelo estado de alergia do indivíduo. Os sintomas de problemas respiratórios, por sua vez, têm total relação com o ambiente de convivência e da estação do ano.

Ainda que pareça estranho e complicado, as dores de ouvido podem ter relação com as alergias do indivíduo e serem, por isso, sazonais. Veja este post e entenda melhor sobre o assunto!

O que causa a dor de ouvido?

Vários são os fatores que podem desencadear em uma dor de ouvido, pois pode ser o sintoma de outro quadro clínico. Por exemplo:

– Sinusites;
– Alergias;
– Dores de dente;
– Caída de algum fluído no canal auditivo;
– Dermatite seborreica no canal auditivo;
– Entre outros.

É o próprio médico quem irá avaliar o quadro geral do paciente na hora de diagnosticar, considerando as causas das dores de ouvido. Daí a importância de apresentar todos os sintomas e realizar os exames necessários.

Por que a dor de ouvido pode ser sazonal?

Quando estamos entre o fim do inverno e início da primavera há uma grande incidência de crises alérgicas, que geram coriza, dores na garganta, coceira nos olhos etc. Somados a esses sintomas, também temos outros como:

– Perda auditiva temporária;
– Tontura;
– Zumbido nos ouvidos;
– Inchaço.

Poucas pessoas têm consciência, mas essas crises também podem trazer problemas de ouvido e até prejudicar a audição. Ainda que temporários, esses efeitos podem assustar muitos pacientes, que não sabem dessa ligação entre as dores e a crise de alergia.

Como as alergias afetam os ouvidos?

As alergias afetam os ouvidos e a audição quando apresentam sintomas como o inchaço. Ao inchar o ouvido externo e o canal auditivo, há um bloqueio para recepção do som ao redor, causando surdez temporária.

Além disso, quando há muitos fluídos circulando nessa região, é possível obstruir as Trompas de Eustáquio. Esse contexto provoca a sensação de ouvidos entupidos, bem como ficamos em casos de gripe ou muito tempo em piscinas, por exemplo.

Os problemas respiratórios como alergias, gripes e sinusites podem desencadear as terríveis dores de ouvido e até perdas temporárias de audição. Por isso, é importante entender o contexto de sazonalidade para não haver enganos em relação ao quadro clínico.

A dor de ouvido pode ser sazonal e como em todos os casos, é preciso procurar um médico para saber corretamente o diagnóstico e qual a forma de tratamento ideal. Certos sintomas, tais como a perda auditiva, não podem ser ignoradas, ainda que durem por um determinado período, sendo preciso a avaliação de um profissional.

Caso tenha interesse em acessórios e aparelhos auditivos, não perca tempo e entre em contato conosco!