Dor de ouvido no inverno: principais causas e como evitar

Dor de ouvido no inverno: principais causas e como evitar

O inverno e suas baixas temperaturas acabam sempre acompanhando quadros de inflamações e infecções na população. Entre as doenças comuns nessa época esá a dor de ouvido, também chamada de otite média aguda.



É preciso cuidar quando a dor de ouvido aparece para que ela não se agrave e cause problemas maiores para a audição. Esse cuidado se torna ainda mais necessário em grupos mais vulneráveis, que são as crianças e os idosos.




Existem várias possíveis causas para uma dor de ouvido no inverno, por isso vamos conhecer 5 delas para te ajudar a lidar melhor com esse problema. Saber a causa é fundamental para um tratamento adequado e eficaz.



1 – Entrada de água no ouvido



Quem pratica natação, por exemplo, não o deixa de fazer pois chegou o inverno. A dor de ouvido causada por entrada de água é muito comum nessas pessoas, mas também pode acontecer na hora do banho ou em outros momentos de contato com a água.




Para aliviar os sintomas, que envolvem secreção e perda de audição temporária, pode-se utilizar uma bolsa de água aquecida posicionada próxima ao ouvido e anti-inflamatório. Tudo sempre sob supervisão médica.



2 – Amigdalite



Outra possível causa da dor de ouvido é a amigdalite. Essa doença consiste em uma infecção na garganta que também afeta o ouvido, gerando dores e bastante incômodo na região.




É preciso consultar o médico para iniciar um tratamento adequado, que geralmente envolve o uso de anti-inflamatórios aliados a analgésicos.



3 – Infecção no ouvido



Essa é a causa da maioria das dores de ouvido que acontecem durante o inverno. A chamada otite gera muita dor, coceira, liberação de secreção no ouvido e febre, além de poder ocasionar em acúmulo de líquidos.



Anti-inflamatórios e analgésicos também são indicados para esse caso. Porém, em casos mais graves, com muita dor e com uma prolongamento da infecção, o médico precisa ser consultado para um tratamento mais adequado.


4 – Pressão



Essa causa é mais simples e, de modo geral, passa rápido. Quando existe uma diferença de pressão entre os ambientes a pessoa pode ficar com o ouvido entupido e isso gerar algum tipo de dor. Caso o problema demore a passar, procure um médico.


5 – Sinusite



A temida sinusite é muito comum no inverno. Ela é uma inflamação nos canais do nariz causada pela ação de bactérias, fungos ou vírus e causa um acúmulo de secreção que pode causar dores no ouvido.



Uma maneira eficiente de aliviar essas dores é bebendo bastante líquidos, pois isso ajuda a eliminar secreção e diminuir a pressão no rosto e no ouvido. É importante consultar um médico pois, caso o agente infeccioso seja uma bactéria, o tratamento deverá ser feito com antibióticos.


Cuide da saúde do seu ouvido, independente da estação



Adotar uma dieta equilibrada, manter a higiene dos ouvidos e nariz em dia, se vacinar e tratar gripes corretamente são algumas maneiras de cuidar melhor da saúde do seu ouvido. Por mais que os problemas apareçam mais nos períodos mais frios, esses cuidados farão diferença na sua saúde durante todo o ano.

LOJA VIRTUAL