Dor de ouvido no avião: porque acontece e como prevenir

Dor de ouvido no avião: porque acontece e como prevenir

A pressão no ouvido pode surgir em várias situações, tais como viagens de avião ou mesmo de carro, quando destino é em lugares mais altos, em serras. Pois bem, a dor de ouvido no avião nada mais é do que um reflexo do organismo nesses espaços.

Entendendo como funciona conseguimos prevenir ou, pelo menos, tornar a sensação menos incômoda. Visto que é uma reação natural do nosso corpo, como sempre, para nos proteger do que acontece ao redor.

Por que sentimos dor de ouvido no avião?



Existe uma pressão que aumenta conforme saímos do nível do mar, sendo maior quando subimos. Não importa se a situação é uma viagem de carro para as montanhas ou de avião. Em ambos os contextos temos mudanças de pressão e o nosso corpo sente.

No caso dos aviões, a mudança de pressão acontece de forma muito brusca, sobretudo na hora da decolagem e no pouso, daí a dor mais forte. O nosso organismo consegue se adaptar, mas nesses casos o tempo é muito curto, sendo muito mais difícil evitar a sensação mais dolorosa.

Como prevenir a dor de ouvido no voo?



Se você tem sensibilidade nessas situações, é preciso ter muita atenção para minimizar os efeitos da mudança de pressão. E se durante o voo você percebe a mudança e a dor surge, é importante usar de algumas manobras para ajudar na recuperação.

As mais clássicas são mastigar chiclete ou forçar um bocejo. A chamada manobra de Valsalva também é interessante. Inspiramos, seguramos o ar, depois tapamos o nariz e soltamos a pressão forçando os ouvidos, com muito cuidado. Tudo isso ajuda a equilibrar novamente a pressão no organismo.

Quem anda frequentemente de avião pode recorrer à ajuda profissional para usar medicamentos ou ferramentas mais intensas. É o caso de spray nasal, que deve ser passado por um otorrinolaringologista. Também tenha atenção se a dor não passa com a repetição das manobras, procurando ajuda médica se preciso.

Dicas para lidar com crianças e bebês

Os pequenos sofrem muito mais com essas situações. Daí a importância de os pais terem alguns truques para ajudar as crianças a se recuperarem. Um deles é incentivar a abrir e fechar a boa, manobra mais simples e fácil de ser orientada.

Além disso, é indicado manter os pequenos sentados, a fim de evitar aumento da pressão e presença de dores mais fortes. Os engasgos também podem surgir, por isso todo cuidado é pouco. Procure alternativas para incentivar e orientar sobre essas ações que ajudam na dor.

Essas são as dicas para quem quer prevenir a dor de ouvido no avião, mais fácil quando sabemos como acontece. São muitas as opções para ajudar seu corpo a voltar a regular a pressão. Basta fazer os testes e repetir cuidadosamente até se sentir melhor.

Sabemos que para quem tem costume de viajar isso pode se tornar uma situação um tanto inconveniente. Mas nada que observação e boas dicas não colaborem para tornar mais fácil de lidar.

Se você gostou do conteúdo, leia outros artigos em nosso blog e se mantenha informado!

LOJA VIRTUAL