Doenças crônicas e a perda auditiva: qual a relação?

Doenças crônicas e a perda auditiva: qual a relação?

Embora se fale hoje sobre a importância de praticar exercícios físicos para ter uma vida saudável, mais de 60% da população brasileira é sedentária, de acordo com uma matéria feita pela CNN Brasil. A consequência disso é o desenvolvimento de várias doenças crônicas que afetam a qualidade de vida de uma pessoa e pode levá-la, inclusive, a sofrer perda auditiva.

Você gostaria de entender melhor a relação entre doenças crônicas e a perda auditiva? Continue a leitura.

Doenças crônicas que podem causar perda auditiva



O corpo é uma máquina e, sendo assim, o surgimento de algumas doenças podem colocar em risco todo o sistema, afetando dessa forma a audição. Mas quais são as patologias crônicas que podem afetar a audição? Abaixo apresentamos as mais importantes. Veja:

Osteoporose



Trata-se de uma doença que causa o enfraquecimento dos ossos por falta de minerais no organismo, a exemplo de cálcio. É uma patologia, vale dizer, que afeta de forma mais comum mulheres que possuem uma idade superior a 45 anos.

Tal fragilidade nos ossos pode alterar a capacidade auditiva, uma vez que parte do ouvido é formado por ossos que são responsáveis pelo adequado funcionamento da audição.

Pressão alta



A pressão alta é outra patologia crônica que pode alterar a audição, prejudicando-a. É, cumpre mencionar, uma das patologias que mais faz vítimas no mundo todo, por ser silenciosa, ou seja, não apresentar sintomas imediatos, o que faz com que muitas pessoas sejam pegas de surpresas.

A relação entre a pressão alta e a perda auditiva reside no fato de que tal patologia afeta a pressão sanguínea, como os vasos sanguíneos que fazem parte do sistema auditivo. Com isso, pode ocorrer perda auditiva.

Cardiopatias



O coração é o principal órgão do corpo humano, pois sua função é bombear o sangue por todo o organismo, fazendo assim com que cada parte do corpo funcione adequadamente. Logo, qualquer doença cardiopata pode afetar o funcionamento adequado do corpo, inclusive o sistema auditivo, o que pode fazer com que uma pessoa sofra perda auditiva.

Quando o sangue está correndo normalmente pelas nossas veias, todo o corpo funciona bem, e a pessoa consegue manter sua qualidade de vida.

Como fazer para manter a audição saudável?



Como vimos, não basta apenas cuidar da audição para garantir sua saúde. É necessário ter uma alimentação saudável, evitando, por exemplo, alimentos que podem causar pressão alta, doenças cardiopatas ou comprometer a saúde dos ossos. Praticar exercícios físicos de forma regular é também uma forma de evitar o surgimento de doenças crônicas.

É somente assim que se torna possível ter qualidade de vida.

Como podemos perceber, a perda auditiva pode ser um sintoma de que sua saúde não vai bem e de que podem existir doenças crônicas, a exemplo das que foram destacadas. Mas agora que sabe disso, faça exame de rotina e visite de forma regular o médico, para que sua saúde seja preservada.

Em nosso blog você pode encontrar outros posts como este, os quais são capazes de agregar valor aos seus conhecimentos. Por isso, não deixe de acompanhá-lo! Combinado?

LOJA VIRTUAL