Conseguir ler lábios, a chamada leitura labial ou leitura orofacial, é uma técnica que exige paciência e tempo para que seja possível entender e distinguir as letras.
Mesmo quem possui audição, é capaz de desenvolver a leitura labial, muito utilizada pelos bebês no aprendizado da fala.
Por mais difícil que possa parecer, com a prática diária e atenção, é possível compreender a leitura labial sem necessariamente precisar escutar. Algumas dicas simples podem facilitar nesse aprendizado.
Primeiro passo para a leitura labial
Quem deseja aprender a leitura labial precisa desenvolver a atenção, tanto ao contexto do que está sendo dito como nos indícios visuais. Isso porque, enquanto alguns fonemas não são possíveis de serem distinguidos por meio da leitura labial, outros são muito parecidos, o que também dificulta o entendimento.
Quer um exemplo: tente analisar a leitura labial das palavras berço e preço, ou cama e gama. Difícil diferenciar, não é mesmo? Para isso, é importante a utilização de alguns recursos que facilitarão a compreensão. Por isso, a análise do contexto faz toda a diferença.
Prova disso é que na competição de leitura labial que acontece na Austrália todos os anos, a maioria dos competidores entende apenas 40% a 50% do que dito. Aqueles que acertam 90% ou mais se atentam ao contexto e adivinhação.
Atente para as frases inteiras
Algumas pessoas podem achar que para aprender a leitura labial mais facilmente devem atentar para o entendimento de cada palavra. Por incrível que pareça, essa tática dificultará e muito o aprendizado.
A atenção a frases longas e inteiras são consideradas mais fáceis, justamente por permitir que algumas lacunas do diálogo possam ser preenchidas por meio da situação apresentada. Isso tem relação com o contexto, explicado anteriormente.
Portanto, ao prestar atenção em uma frase completa, ainda que não seja possível entender uma ou das palavras, a mensagem total será compreendida.
Observe a entonação e o humor
Uma outra tática que facilita bastante no entendimento da leitura labial é perceber a expressão dos olhos e da boca. A análise do humor da pessoa pode dar muitas pistas do que está sendo dito. Quer saber como?
Uma pessoa com sobrancelhas arqueadas pode indicar estresse, ao passo que franzidas demonstram desgosto ou raiva. Um sorriso leve pode passar a sensação de ansiedade, ou até mesmo medo e preocupação.
Já marcas nos cantos dos olhos, podem ser percebidos como empolgação e felicidade, enquanto a inclinação da cabeça para um lado pode demonstrar hostilidade ou desconforto. Se a pessoa olhar para baixo pode passar a mensagem de nervosismo.
Percebe o quanto a análise do contexto em geral pode fazer toda a diferença nesse aprendizado?
Atenção à linguagem corporal
Assim como a análise das expressões do rosto, a linguagem corporal também diz muito sobre o que está sendo dito. Utilizar-se de outros recursos, além da observação do que está sendo pronunciado pelos lábios pode ser a chave para o aprendizado da leitura labial.
O desenvolvimento dessa capacidade de análise só é possível com a prática. Além de observar os lábios, analisar a posição dos braços, por exemplo, pode dizer muito sobre a mensagem. Se estiverem abertos demonstram honestidade, cruzados raiva, agressividade. O mesmo vale para as pernas.
Estas são apenas algumas dicas que podem ajudar no aprendizado da leitura labial, mas com a prática, você vai desenvolver uma maneira própria de entender o que está sendo dito.