Desafios da surdez na adolescência

Desafios da surdez na adolescência

São muitos os desafios da surdez na adolescência, a começar pelas crises de identidade que todos passamos durante essa fase da vida. Quando existe um fator tão importante envolvido, como a surdez, é preciso entender quais são os impactos na vida de indivíduo que não é mais criança, mas não é um adulto ainda.

Os desafios da surdez na adolescência



A adolescência em si já é carregada de desafios, apresenta uma fase de transição para a vida adulta e cobra muitas decisões importantes dos indivíduos. Tudo isso ao mesmo tempo em que tentam se encaixar em grupos da mesma idade, adotando até comportamentos iguais para se sentirem incluídos.

Portanto, os adolescentes surdos possuem uma barreira ainda maior para socializarem e encontrarem seu lugar no mundo nessa fase. Então, é tentador se isolar, manter a vida dentro de uma bolha, a fim de não viver situações que trazem desconforto.

Mas aí que entra o apoio das pessoas ao redor, que são importantes para promover um ambiente de crescimento e amadurecimento. Isso traz segurança para que o adolescente viva a sua vida independente dos desafios que se colocarem em relação à surdez.

Esconder não é saudável



É comum que os adolescentes escolham esconder a surdez de seus amigos, falando especificamente daqueles que utilizam os aparelhos auditivos. Nesse caso costumam encarar o aparelho como uma fraqueza e ocultar esse fato para que as pessoas não falem sobre o assunto.

O grande problema é que a surdez vai permanecer lá. Ignorar o fato não vai impactar nas verdadeiras amizades, pelo contrário. Mostrar algo que faz parte da vida ajuda a promover um ambiente de maior acessibilidade, de levar mais informação para as pessoas sobre o tema.

É preciso aproveitar a tecnologia para conhecer pessoas do mesmo grupo

Ainda que o aparelho auditivo permita a interação entre os colegas não surdos, é muito importante que esse adolescente esteja inserido em grupos de surdos. Afinal, apenas quem vive a mesma realidade pode trocar informações sobre o assunto, dar dicas e ouvir desabafos.

Portanto, é interessante usar a tecnologia para conhecer novas pessoas e toda a comunidade surda das regiões próximas. Não temos barreiras com a internet e ela é uma ótima ferramenta para divulgar informações sobre o tema e para aprendermos mais sobre ele.

Aproveitamos os recursos atuais também quando promovemos maior autonomia para esse adolescente. O quase adulto precisa aprender a lidar com suas necessidades, por exemplo, adotando despertadores vibratórios para acordar sozinho de manhã.

Ao passo que o aparelho permite abrir pontes para se comunicar com as pessoas no dia a dia. Sem contar os inúmeros aplicativos que tornam a rotina mais produtiva e ajudam a quebrar essas barreiras para mais comunicação e independência.

Promover ferramentas para diminuir os desafios da surdez na adolescência é importante para que ele se sinta mais incluído socialmente. Além disso, aprender a lidar com suas necessidades, como uso de aparelho auditivo e outros, ajuda a ser honesto consigo mesmo e com outras pessoas ao redor.

Se também acredita que essas ferramentas podem melhorar a rotina, entre em nosso site e veja nossos produtos!

LOJA VIRTUAL