De que forma a saúde do coração pode impactar na nossa audição?

De que forma a saúde do coração pode impactar na nossa audição?

Você já parou para pensar como as partes do seu corpo estão interligadas? Geralmente, nos esquecemos que os diferentes componentes do nosso organismo podem influenciar um ao outro. Você sabia, por exemplo, que a saúde do seu coração pode estar afetando a sua capacidade auditiva?

A seguir, entenda melhor qual é essa relação. Vamos explicar como as doenças cardíacas e a perda auditiva estão relacionadas e como você pode evitar esse problema. Confira conosco!

Afinal, como as doenças cardiovasculares e a audição estão relacionadas? 



O American Journal of Radiology, um respeitado periódico médico, publicado nos Estados Unidos, recentemente trouxe dados alarmantes quanto as doenças cardiovasculares.
As pesquisas realizadas mostraram que as pessoas portadoras de algum tipo de doença cardiovascular tem 54% mais de propensão de apresentarem problemas no canal auditivo.

Nas mulheres que tiveram ataque cardíaco, o risco fica 2,7 vezes mais forte. E isso ocorre também em situações nas quais a pessoa tem problemas coronarianos mais leves ,até mesmo problemas como hipertensão arterial, obesidade e tabagismo podem aumentar significativamente o risco de perdas auditivas graves.

Isso se dá por um motivo muito simples: a circulação sanguínea. Os nervos e capilares que compõem o nosso sistema auditivo são extremamente sensíveis. Para que o ouvido interno funcione como precisa, o fluxo sanguíneo precisa ser forte e regular. Como as pessoas com problemas cardiovasculares costumam ter a circulação mais fraca, o sangue não chega ao aparelho auditivo da forma como deveria. Em contrapartida, pessoas com uma boa capacidade cardiorrespiratória conseguem evitar a perda auditiva mais facilmente. 

Como posso prevenir a perda auditiva ocasionada pelos problemas cardiovasculares? 

Bem, a melhor forma de evitar esse efeito colateral é cuidando da saúde do seu coração, para que você não tenha problemas cardiovasculares em primeiro lugar. Para isso, é fundamental que você pratique exercícios físicos, hidrate-se regularmente e tenha uma dieta balanceada.

É melhor evitar alimentos gordurosos, bem como bebidas alcoólicas em demasia. Não precisamos nem dizer que o cigarro é um sério fator de risco para doenças cardiovasculares. Portanto, fique longe!

Porém, para quem já teve o diagnóstico de doenças cardiovasculares, a questão muda um pouco. Não precisa se preocupar com essa informação! Você tem mais facilidade para prevenir a perda auditiva. Porém, é muito importante que tome seus remédios na frequência mandada pelo médico e não permita que o seu quadro se agrave.

Se você já tem o diagnóstico de doenças cardiovasculares, o ideal é buscar um otorrinolaringologista e realize uma audiometria. Assim, você ficará sabendo se há algum problema auditivo causado pela sua condição cardiovascular e, caso tenha, já pode buscar o tratamento adequado. Geralmente, as perdas não são reversíveis, mas podem ficar estacionadas antes que causem prejuízos mais sérios ao seu cotidiano.

Não esqueça de que a prevenção é o melhor remédio, tanto para as doenças cardiovasculares como para possíveis problemas auditivos. Portanto, além das medidas de prevenção, que já recomendamos, busque também visitar o cardiologista e o otorrinolaringologista com frequência. Ao menos uma vez por ano é o ideal, mas se você fizer parte dos grupos de risco, pode ser com menos tempo.

LOJA VIRTUAL