:

Como o uso de máscaras impactou na vida dos deficientes auditivos?

Como o uso de máscaras impactou na vida dos deficientes auditivos?

A pandemia de Coronavírus está afetando a nossa saúde e a forma como nos relacionamos com as pessoas. E para diminuir a taxa de contaminação, um dos acessórios que vem sendo utilizado como proteção ao vírus são as máscaras.

No entanto, o uso desse acessório vem impactando a vida dos deficientes auditivos.

Muitas pessoas que têm perda parcial ou total da audição conseguem melhorar sua comunicação utilizando técnicas de leitura labial, por exemplo. E a pergunta que fica é: o que fazer para facilitar a comunicação com um deficiente auditivo em tempos que a máscara tem se tornado um item obrigatório?

Veja, abaixo, como o uso de máscaras vem impactando no processo de comunicação dos deficientes auditivos e conheça estratégias para melhorar essa comunicação:

Uso de máscaras durante a pandemia

O uso de máscaras tem sido um item recomendado pelas autoridades de saúde do mundo todo. Além disso, diversos estados e municípios já estão adotando esse acessório como item obrigatório em espaços públicos, em todo o Brasil, como medida de prevenção.

No entanto, o uso de máscaras não é 100% eficaz na proteção contra o vírus. Então, o mais recomendado ainda é o distanciamento e isolamento social. Contudo, diversos serviços são essenciais e não podem parar mesmo com a pandemia.

Dessa forma, estabelecimentos comerciais e empresas que possuem clientes ou funcionários com deficiência auditiva devem pensar alternativas para promover a inclusão dessas pessoas e facilitar a comunicação sem se descuidar da saúde.

Dificuldade na leitura labial

Muitos deficientes auditivos estão impossibilitados de fazer a leitura labial, devido ao uso de máscaras. Leitura labial é uma técnica que consiste em observar a posição dos lábios durante a fala de um indivíduo, no intuito de buscar a compreensão da mensagem.

Ela é uma técnica bastante utilizada por pessoas com perda total de audição e por indivíduos que estão no processo de adaptação de aparelhos auditivos (AASI) ou implante coclear (IC). Veja como essa técnica de leitura labial é útil para deficientes auditivos:

  • Ajuda na compreensão das frases;
  • Serve como complemento aos outros acessórios de amplificação sonora;
  • Ajuda na compreensão em ambientes com muito ruídos;
  • Entre outros.

Dessa forma, a técnica de leitura labial é uma das formas de os deficientes auditivos conseguirem ter inclusão social. Mas se a máscara é tão essencial nesse momento de pandemia, o que fazer para auxiliar os deficientes auditivos neste momento?

Utilize máscaras adaptadas!

Caso você more, trabalhe ou tenha contato frequente com um deficiente auditivo, seria interessante que você adaptasse às suas máscaras para que a comunicação com a pessoa não seja prejudicada.

Por isso, uma dica simples que pode ajudar bastante é fazer uma máscara adaptada com uma camada de plástico transparente.

Na internet, você pode encontrar vários exemplos de pessoas que se solidarizam com essa causa e estão adaptando suas máscaras com uma camada transparente para facilitar a comunicação com deficientes auditivos. Vale a pena conferir essas iniciativas incríveis!

Saiba mais!

Gostou deste conteúdo? Entre em nosso site e conheça também um pouco do nosso trabalho em reabilitação auditiva.

LOJA VIRTUAL