O processo de adaptação com os aparelhos auditivos depende muito da insistência do usuário. Isso porque podem surgir alguns incômodos, mas nada que ajuda profissional e algumas dicas não possam ajudar.
O processo de adaptação é aquele período do início do uso do aparelho auditivo, no qual há grande incômodo por parte do usuário. E o motivo para isso é bem comum, afinal, antes a audição estava perdida em partes, portanto, quando recuperada no uso os sons passam a ser muito mais fortes do que antes.
Isso leva a um estado de incômodo, de aflição, inclusive com o som da própria voz. Os ambientes com mais barulho, então, tendem a tornar a fase ainda mais difícil, porém, é muito importante insistir. A fim de que o uso seja algo habitual, é preciso se acostumar, dar tempo ao tempo.
Primeiramente, fazer todo o processo, desde o diagnóstico, até a escolha do aparelho, com ajuda profissional faz toda a diferença. Os aparelhos auditivos são feitos de acordo com as suas necessidades, personalizado para que você de fato consiga se adaptar.
Então, procure passar por isso ao lado de um profissional, transmitindo suas dificuldades para que receba a orientação devida. Aos poucos a prótese vai fazer parte da sua rotina, bem como os sons que antes não eram ouvidos e agora são comuns.
Com o tempo o nosso cérebro é treinado a ignorar alguns sons do dia a dia, como aquela árvore que balança sempre suas folhas. Assim, é preciso tempo para que o aparelho seja entendido pelo seu cérebro como a nova realidade, para que sons captados sejam filtrados como antes.
É o uso frequente que vai fazer com que o processo tenha resultado, por isso, não desista frente aos primeiros desafios. Pode surgir a irritação e o incômodo, mas apenas conseguirá tornar o uso do aparelho algo habitual se passar por essa primeira fase.
Você pode reduzir o som ou alterar seu ganho, a fim de que os ruídos não fiquem tão altos e incômodos. Com o tempo ajuste conforme seu costume. Isso pode fazer muita diferença nos primeiros dias de uso. Apenas tenha cuidado para não ficar muito tempo com esse truque, pode atrapalhar sua adaptação.
O efeito de oclusão ocorrer porque a entrada bloqueada do ouvido pode causar eco da sua própria voz. Uma dica para reduzir isso é manter o conduto aberto e ajustar o ganho em frequências baixas. Por isso a ajuda profissional é tão importante.
O processo de adaptação com aparelhos auditivos é difícil no começo, porém, o nosso corpo tem uma capacidade imensa de se habituar. Por isso você pode insistir no uso, fazendo os ajustes necessários, porque o resultado será ótimo. Valerá a pena suportar o incômodo até que ele não exista mais.
Entre em nosso site para conhecer os modelos de aparelho auditivo disponíveis.