:

Como escolher o melhor aparelho auditivo?

Como escolher o melhor aparelho auditivo?

Escolher um aparelho auditivo é uma tarefa que exige atenção e cuidado. Para encontrar o modelo ideal, é preciso pesquisar bastante e ter paciência. Existe sempre um aparelho que vai se adaptar melhor com cada pessoa, assim, nem sempre o que funciona para os seus amigos será a melhor opção para você.

Antes de pesquisar:

Na verdade, o primeiro passo de todos é conversar com o seu fonoaudiólogo. Ele vai analisar o seu tipo de perda auditiva e o seu estilo de vida para, só então, indicar a melhor opção para o seu caso. Aproveite a conversa para expor todas as suas preferências e também o orçamento disponível para a compra. Com esses dados bem colocados, o profissional vai poder te guiar para uma escolha segura e eficiente. Confira a seguir algumas dicas que podem te guiar durante essa escolha tão importante.

Como escolher o melhor aparelho auditivo

1- Empresa acessível

Comece pesquisando uma loja que venda aparelhos auditivos perto da sua casa ou, ainda que distante, que seja uma empresa acessível. Dessa forma, sempre que precisar solucionar alguma dúvida ou problema você terá facilidade e tranquilidade.

2- Faça orçamentos

Faça, pelo menos, três orçamentos em empresas diferentes. Para isso, leve com você o exame de audição e a prescrição médica para o aparelho auditivo. Aproveite este momento para avaliar o local, analise a qualidade do atendimento, a marca dos produtos comercializados e se a empresa te passou confiança.

3- Teste o equipamento antes de comprar

É possível testar o aparelho durante uma semana antes de fechar a compra. Dessa forma, você pode avaliar a qualidade do produto nas situações da sua rotina, como faculdade e trabalho. Você pode testar modelos diferentes e em lojas diferentes. Você pode, ainda, fazer um diário de uso e anotar as vantagens e desvantagens percebidas durante os dias de teste. Isso evita problemas após a compra, pois você só fecha negócio quando já tem certeza de que o aparelho escolhido é realmente a melhor opção para você.

4- Procure ter garantia

Se informe sobre a garantia oferecida, tanto pela loja quanto pelo fabricante. É importante saber quanto tempo dura a garantia e o que ela cobre. Assim, você garante que está fazendo uma compra tranquila e que terá suporte em caso de qualquer imprevisto.

5- Faça uma lista

Após seguir os itens anteriores, faça uma lista de prós e contras de cada opção testada. Nesse momento, considere todos os fatores, como atendimento, garantia, qualidade do produto, preço, facilidade de assistência, etc. É melhor passar mais tempo nessa pesquisa e fazer uma escolha consciente do que comprar sem avaliar esses itens e depois passar meses tentando resolver problemas que poderiam ter sido evitados antes da compra.

O modelo retroauricular (atrás da orelha) costuma ser o mais indicado devido a possibilidade de atender a maioria dos graus de perda auditiva. Já o modelo micro ou intracanal (internos) é voltado para pacientes com perdas auditivas mais leves e moderadas. Neste caso o canal do ouvido precisa ter um tamanho adaptável ao aparelho, que terá aparência discreta e será mais confortável.

LOJA VIRTUAL