Como a alimentação saudável pode auxiliar na prevenção da perda auditiva

Como a alimentação saudável pode auxiliar na prevenção da perda auditiva

Todo mundo sabe a importância de uma boa alimentação. Comer uma refeição balanceada diariamente pode fazer toda a diferença para a saúde de uma pessoa. Esse hábito é capaz de evitar milhares de doenças que podem vir a surgir futuramente.

A falta de certos nutrientes presentes nos alimentos provoca a deficiência de diversos componentes essenciais em nossos organismos, como as vitaminas. Assim, nosso corpo poderá responder rapidamente quando percebe que algo importante está em falta.

Mas além de manter nossa saúde e nossa boa forma, uma alimentação saudável e balanceada também pode fazer toda a diferença para a audição. A ingestão de certos alimentos pode ajudar a diminuir o risco de perda auditiva ou fazer com que outros problemas relacionados a audição possam piorar.

Alguns alimentos variados e específicos podem ajudar a combater esse risco, enquanto outros podem acabar fazendo uma pessoa desenvolver esse problema ou prejudicá-lo ainda mais.

Os benefícios de uma dieta balanceada para a audição



Uma dieta balanceada faz com que as pessoas se previnam de outros problemas auditivos, como zumbidos, infecções e tonturas. Alguns estudos já foram desenvolvidos e comprovaram como um bom hábito alimentar pode ajudar nessa prevenção.

Um estudo que foi divulgado pelo periódico americano Journal of Nutrition, demonstrou a relação que há entre a saúde auditiva e a nossa alimentação. Foi descoberto que, entre as mulheres, optar por uma dieta balanceada pode diminuir em até 30% os riscos de sofrer com a perda auditiva.

Vários tipos de dietas diferentes também podem ajudar nesse combate, aumentando o nível de proteção. Além dos alimentos recomendados por essas dietas, há também certas dicas que podem manter a saúde auditiva.

Como manter uma alimentação saudável para esse propósito

  • Beba água

    O consumo de água permite que as células do ouvido interno fiquem nutridas e mantém o bom fluxo sanguíneo do local;
  • Diminua o açúcar ingerido

    A glicose ingerida em excesso gera aumento da insulina, que afeta a regulação dos íons que estão no ouvido interno, estes que são muito importantes para manter uma boa audição;
  • Consuma alimentos que possuem ômega 3, potássio e vitaminas A, C e E

    Ambos possuem funções muito importantes para manter a saúde auditiva. Alimentos como peixes, nozes e sementes de chia, que possuem ômega 3, ajudam a melhorar a circulação sanguínea na cóclea, que faz parte do sistema auditivo e transforma os sinais acústicos em neurais.

    Já alimentos como leite, bananas, espinafres e abacate possuem potássio, que ajuda na transmissão dos impulsos nervosos, mantendo um bom funcionamento auditivo;

    Aqueles que são fontes de vitamina A como cenoura, abóbora e batata doce; de vitamina C, como goiaba, maçã e laranja; e vitamina E, como óleo, azeitona e nozes, podem ajudar na restauração de danos no ouvido interno, causados devido ao excesso de radicais livres, possibilitando um equilíbrio no local.

O que pode prejudicar?



Alimentos como açúcares e carboidratos, se ingeridos em grandes quantidades, podem causar o desenvolvimento de problemas auditivos. Muitos estudos apresentam análises controversas em relação a ingestão de outros alimentos, como aqueles que possuem cafeína, encontrada principalmente no café. Por isso, muitos cientistas recomendam que as pessoas façam o uso moderado destes.

Mas outros como tabaco e álcool, que podem obstruir os vasos sanguíneos, dificultam a irrigação do ouvido e faz com que a pessoa possa desenvolver problemas auditivos graves.

LOJA VIRTUAL