Quem nunca teve a sensação de ouvido tapado por conta da água após um mergulho? É bastante comum e inofensivo desde que seja esporádico.
A exposição constante em mergulhos frequentes merece um pouco mais de atenção e cuidado. Vamos esclarecer tudo para você. Acompanhe!
Tanto adultos quanto crianças, principalmente os praticantes de esportes aquáticos regulares, estão expostos ao excesso de água invadindo o ouvido. Praticar esportes é algo muito saudável, porém é fundamental tomar certos cuidados para evitar algum “efeito colateral”.
A água que fica acumulada nos ouvidos pode resultar em inflamações. A mais comum é a otite, cujos sintomas incluem dor, zumbidos e até mesmo secreções. Existem diferentes tipos de otite, mas o tipo mais comum é causado por fungos e bactérias que se proliferam na umidade.
Nesse quadro, pode ocorrer a perda auditiva temporária durante a inflamação, mas é importante saber cuidar e seguir todas as recomendações corretamente para que não haja complicações que podem levar a perda auditiva permanente. Fungos e bactérias em crescimento desenfreado têm consequências sérias.
Portanto atente-se aos sintomas e a persistência deles, observe se há ligação a alguma exposição contínua ao acúmulo de água nos ouvidos e busque o acompanhamento de um especialista para evitar que o quadro piore e para que você tome as medidas corretas.
Apesar de ser uma das primeiras, utilizar as famosas hastes flexíveis para retirar o excesso de água após uma aula de natação, por exemplo, não é uma boa ideia. Muitos não sabem ainda, mas elas são feitas para limpezas externas. Usar essas hastes na parte interna só empurra a cera de ouvido ou facilita a absorção da água ao invés de retirá-la, piorando a situação.
No momento em que sentir o ouvido tapado com água, o melhor a fazer é inclinar a cabeça para o lado em que a água entrou e sacudir a cabeça para cima, para baixo, para frente e para trás. Esses movimentos simples devem ser suficientes para a sensação de ouvido tapado ir embora, caso contrário, procure um otorrinolaringologista.
Além de não usar as hastes flexíveis, não aplique nenhuma receita caseira ou improvisada, como gotas de álcool ou vinagre, isso pode causar lesões e/ou piorar a situação gerando uma infecção mais grave.
Tanto para quem pratica esportes aquáticos quanto para quem curte muitos mergulhos, especialmente no verão, uma ótima forma de evitar infecções pelo acúmulo de água é o uso de tampões ou protetores auriculares.
Outra dica é não tirar muita cera do ouvido. Você pode realizar a higiene corretamente, mas sem ser em excesso, mantendo a proteção natural.
Caso ocorra um quadro de perda auditiva definitiva, você pode contar com a gente. Somos uma empresa familiar, online, com diversos acessórios e aparelhos auditivos. Temos um caso muito especial na família e lidamos com quem esteja precisando e seus familiares com carinho e atenção genuínos.
Pode contar com a qualidade dos nossos produtos, com a nossa entrega rápida e o nosso atendimento humano e personalizado. Estamos prontos para todas as situações!