Afinal, existe alguma medicação que auxilia na perda auditiva?

Afinal, existe alguma medicação que auxilia na perda auditiva?

Muitas pessoas se perguntam se a perda auditiva tem cura por meio de medicamentos ou outros procedimentos. A resposta é: depende. Cada caso é um caso, e a perda auditiva pode ter diversas causas diferentes, cada qual com seu tratamento mais indicado.

É impossível saber ao certo se medicamentos ou outros tratamentos podem ou não auxiliar na sua perda auditiva sem antes passar por uma avaliação de um médico especialista, que então irá determinar a causa da perda da audição, e qual curso de tratamento é mais indicado para o seu caso. 

Causas mais comuns de perda de audição



A perda da audição pode vir por diversos motivos. Iremos listar os mais comuns, e como eles se apresentam:

Idade avançada


Com o processo de envelhecimento natural do nosso corpo, é normal que, após certa idade, a maioria das pessoas passe a experienciar algum tipo de perda auditiva. Essa perda pode ser mais severa em alguns casos, e mais branda em outros. 

Hereditariedade


Causada por mutações genéticas que são passadas de geração em geração. Ela pode ser considerada sindrômica, quando vem acompanhada de outros sintomas, ou não sindrômica, quando o único sintoma apresentado é a perda auditiva mesmo.

Exposição a barulhos intensos


Quando a pessoa vive ou trabalha em condições onde está sendo exposta a barulhos intensos constantemente por um período prolongado de tempo, não é incomum que venha a sofrer perda auditiva. Essa perda acontece pois os ruídos altos causam lesões no sistema auditivo.

Ototoxicidade


Esse é o nome que se dá quando há uma perda auditiva decorrente de um efeito colateral causado por um medicamento. Pode ser que essa perda seja temporária, mas, se o medicamento for usado continuamente por longos períodos de tempo, pode se tornar permanente.

Essa perda pode ser causada por alguns antibióticos, anti-inflamatórios e remédios quimioterápicos, bem como pela própria aspirina que, em doses exageradas pode ter esse efeito colateral.

Zumbido no ouvido


Embora não seja caracterizado pela perda auditiva de fato, esse é um problema auditivo muito comum (presente em 10% a 15% da população). A pessoa pode ouvir zumbidos constantemente ou por alguns períodos de tempo, e ter a sensação de que, por isso, não consegue ouvir ou compreender direito alguns sons.

Além disso, a sensação de zumbido no ouvido pode ser sintoma de outras condições, incluindo perda auditiva.

Tratamentos para a perda de audição



Como já explicado anteriormente, o tratamento para a perda de audição irá depender da causa do problema.

Geralmente o tratamento imediato é feito através de aparelhos auditivos, que resolvem de imediato a perda da audição. Algumas pessoas precisam usar o aparelho para o resto da vida, e nunca serão capazes de voltar a ouvir sem auxílio. Para outras, o cenário pode ser revertido.

Em caso de lesões ou danificações de nervo, muitas situações podem ser reversíveis. Outros tratamentos envolvem cirurgias para correção de danos, ou a estimulação dos nervos sensoriais.

Em caso de zumbido no ouvido, em alguns casos, medicamentos podem ajudar a reduzir as complicações e os sintomas. Os medicamentos utilizados são geralmente antidepressivos e ansiolíticos, como xanax, amitriptilina e nortriptilina.

Atualmente existem muitos estudos clínicos que prometem reverter outras causas de perda de audição. No caso da hereditariedade, testes em ratos já mostraram sucesso para substituir o gene defeituoso e corrigir a perda de audição, mas ainda vai levar alguns anos de testes para que essas soluções sejam aprovadas para o público em geral.

LOJA VIRTUAL