Afinal, a cera no ouvido pode danificar seus aparelhos auditivos?

Afinal, a cera no ouvido pode danificar seus aparelhos auditivos?

O aparelho auditivo é um importante recurso para quem teve perda significativa da audição e ele demanda alguns cuidados para que permaneça funcionando bem. Pensando nisso, é importante lembrar que cera no ouvido pode danificar seus aparelhos auditivos.

Entenda mais sobre o que é o cerúmen



As glândulas sebáceas são as responsáveis por criar o cerúmen, o qual chamamos popularmente de cera de ouvido. A intenção é que ele proteja o canal auditivo, ficando na região mais externa dele. É muito comum que algumas pessoas produzam mais ou menos quantidade dessa substância.

O problema é que seu acúmulo pode gerar as pequenas “rolhas” de cera, as quais acabam obstruindo o canal auditivo e prejudicando a chegada do som. Assim, a limpeza do ouvido deve ser realizada por profissionais, Otorrinos ou outros, para retirar corretamente esse material.

As hastes flexíveis que encontramos no mercado são para limpeza externa do ouvido, nunca devem ser colocadas no canal auditivo. Usar de maneira errada esse tipo de ferramenta pode prejudicar ainda mais os ouvidos, visto que podem empurrar a cera mais internamente.

Como a cera no ouvido pode danificar seus aparelhos auditivos?



Agora fica fácil para entendermos porque a cera em excesso pode prejudicar o aparelho auditivo. Com a obstrução existe uma barreira entre o aparelho e a orelha média, fazendo com o que o som não consiga ultrapassar o obstáculo e chegar onde deveria.

Por isso você pode ter a sensação de que o aparelho está desligado ou mesmo que tenha parado de funcionar. Quando na verdade ele está com obstrução por conta da cera de ouvido. Daí a necessidade do filtro de cera presente no aparelho, porque se estiver devidamente limpo, impede que o material chegue ao circuito interno.

Como cuidar do seu aparelho auditivo



A cera é produzida dentro de um processo natural do organismo, não podemos impedir a sua produção, até porque ela possui função protetora. Por outro lado, podemos ter cuidados que fazem o aparelho auditivo durar muito mais tempo e funcionar sem problemas.

Um dos principais é fazer a limpeza diária do aparelho com ferramentas específicas. É o caso da escovinha que retira a sujeira, a qual ajuda a remover a cera existente para que o aparelho não fique obstruído. Deixar de fazer essa higiene diária aumenta os ricos de que a cera chegue até o circuito interno e comprometa o funcionamento do aparelho.

Os modelos menores, mais modernos, precisam de atenção redobrada porque são mais suscetíveis de entrar cera em locais de difícil acesso na limpeza. Além disso, guardar em desumidificador específico aumenta a durabilidade do seu aparelho.

Agora você sabe os motivos pelos quais a cera no ouvido pode danificar seus aparelhos auditivos. E como é um processo natural, cabe ao indivíduo fazer a limpeza correta do seu aparelho todos os dias, sempre com atenção para que não haja acúmulo.

Tudo isso vai fazer com que seu aparelho tenha a duração comum de 5 anos, que acontece quando tomamos os devidos cuidados.

Entre em nosso site e conheça os modelos de aparelhos auditivos que temos!

LOJA VIRTUAL