Acuidade auditiva: saiba tudo sobre o

Acuidade auditiva: saiba tudo sobre o

O termo acuidade auditiva pode não ter sido nunca ouvido ou lido por você, mas certamente já sabe do que se trata, apenas não liga a essa expressão. É muito importante entender tudo sobre o assunto, porque isso nos dá ferramentas para prestar atenção na nossa audição.

Sem contar que os cuidados no dia a dia fazem toda diferença no nosso futuro. Então acompanhe a leitura e veja o que é acuidade e como cuidar da sua audição!

O que é acuidade auditiva, afinal?



A acuidade auditiva está ligada à percepção e capacidade auditiva. As pessoas que ouvem bem, sem ruídos, sem problemas, estão com a acuidade boa. Você evidencia isso se consegue perfeitamente ouvir todos os sons que a capacidade humana tem de ouvir.

Também pode distinguir os diferentes sons que ouve, identificando facilmente cada um deles. Pensando nisso, uma série de fatores pode impactar na nossa acuidade, como a velhice, por exemplo. Afinal, perdemos ao longo dos anos uma pequena parte da capacidade auditiva.

Tenho problemas para ouvir, o que devo fazer?



Se você não se identifica com a acuidade, distinguindo e ouvindo bem os sons, pode estar com algum tipo de problema auditivo. Nesse caso o profissional que deve ser buscado é otorrinolaringologista, especialista em algumas áreas, inclusive do aparelho auditivo.

Lembrando que existe toda uma estrutura do nosso aparelho auditivo, com diversos componentes e que depende de várias condições para funcionar bem. Dessa forma, não precisa ficar assustado porque fatores como excesso de cera podem causar sintomas de prejuízos à audição.

Em um mundo ideal todas as pessoas fariam um acompanhamento nesse médico especialista pelo menos uma vez ao ano, mas isso não acontece como deveria. Por meio desse contato é possível realizar exames clínicos e outros que se tornam preventivos de problemas no canal auditivo.

Fatores que podem influenciar na sua acuidade auditiva

Como dissemos antes, um sistema complexo é responsável pela nossa audição, com isso, se temos hábitos ruins na rotina, podemos comprometer seu funcionamento. Pequenas ações do dia a dia podem parecer inofensivas mas geram prejuízos a longo prazo.

Os principais erros são ouvir fones de ouvido em uma altura não recomendada pelos próprios dispositivos. Além de trabalhar em ambiente com ruído e não usar os equipamentos de proteção. Por fim a higienização incorreta, visando retirar a cera de ouvido, que é produzida para proteção.

É importante evitar os hábitos prejudiciais e procurar especialistas para realizar a limpeza correta caso tenha alta produção de cera. Saiba também que um fator muito comum que impacta na nossa audição é a idade, porque o envelhecimento é um processo que naturalmente reduz a acuidade auditiva.

Então, quanto mais cuidados tomarmos, melhor estará a nossa audição no futuro, tendo o mínimo de perda possível. Daí a necessidade de aprendermos sobre acuidade auditiva, porque esse conhecimento nos dá recursos para cuidar ainda mais da saúde.

Se você nota alguma diferença na sua audição é preciso procurar um especialista para identificar o motivo. Além de evitar atos prejudiciais na sua rotina.

LOJA VIRTUAL