A importância dos exames auditivos para os idosos

A importância dos exames auditivos para os idosos

Você sabe por que fazer o teste auditivo é importante para os idosos? O exame de audiometria deve ser realizado com frequência e de forma preventiva, mesmo quando não há sintomas de perda auditiva.

Também conhecida como presbiacusia, a perda auditiva em idosos ocorre por múltiplos fatores e se caracteriza pela perda progressiva da capacidade auditiva em decorrência do envelhecimento. Continue a leitura para saber mais! 

A perda auditiva em idosos


Os hábitos adotados durante a vida, assim como fatores hereditários, influenciam na perda auditiva em idosos. Por ser uma doença, muitas vezes, gradativa, é comum que o diagnóstico seja realizado tardiamente, provocando o agravamento da situação.

A audiometria deve ser incluída nos exames periódicos desde a idade adulta, sobretudo quando as condições de trabalho favorecem a perda auditiva (maquinários com barulhos excessivos, uso incorreto dos equipamentos proteção auricular, entre outros).

Se este não for o caso, o otorrinolaringologista deve ser consultado logo que os primeiros sinais forem notados: necessidade de aumentar o volume de aparelhos eletrônicos além do habitual, queixas frequentes de incompreensão da fala alheia (necessidade de solicitar a repetição de frases) ou ainda necessidade de exercer a leitura labial do receptor.

Fora isso, caso exista um histórico familiar, a atenção para a audição deve ser redobrada, incluindo todos os membros familiares na realização da audiometria.

Por que fazer o teste auditivo é importante para os idosos?


O envelhecimento é um fator natural a todos os seres humanos e, com a sua chegada, muitos exames devem fazer parte da rotina das pessoas. Os efeitos dos anos podem ser amenizados para uma vida mais feliz e produtiva.

Somente com o diagnóstico preciso é possível prevenir acidentes e combater o distanciamento social que, em muitos casos, leva à depressão e crises de ansiedade. O teste auditivo tem a função de identificar o melhor tratamento, de modo que a qualidade de vida não seja afetada.

A audiometria preventiva também atua na compreensão da audição normal, fazendo com que o idoso seja capaz de identificar quando houver qualquer alteração em sua audição, procurando ajuda especializada com mais rapidez.

Benefícios do teste auditivo em idosos


O diagnóstico precoce evita ainda o agravamento de problemas auditivos, permitindo uma rotina com mais qualidade de vida e livre de riscos. A perda auditiva pode provocar acidentes, pois promove a desatenção do idoso em relação ao mundo à sua volta.

Fora isso, o teste auditivo é importante para os idosos manterem as suas conexões interpessoais, prevenindo o isolamento social decorrentes da dificuldade de comunicação. Quanto mais cedo o problema for detectado, mais cedo será possível melhorar a rotina do idoso.

Cabe ressaltar que a melhor forma de prevenir a perda auditiva nesta fase da vida é adquirir hábitos saudáveis ao longo dos anos. Evite o uso excessivo de fones de ouvido, cuide com o uso de hastes flexíveis (ou evite) e tenha o hábito do exame de audiometria periódico.

Precisa de um aparelho auditivo? Acesse o nosso site para conhecer o catálogo de acessórios e aparelhos auditivos.

LOJA VIRTUAL